Resident Evil 4 Detonado !

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Capítulo 1-1 

Assim que assumir controle de Leon, siga em frente até a casa (se 
você matar os corvos, conseguirá algum dinheiro extra). Siga pela 
esquerda para encontrar um item dentro de uma caixa, e entre na casa. 
Após a cena, mate o ganado e explore a casa para encontrar munição. 
Salte pela janela do segundo andar e mate os ganados, seguindo depois 
pelo caminho à esquerda. Entre nas casas para pegar itens, mate os 
ganados que aparecerem pelo caminho até encontrar um cachorro preso 
em uma armadilha de urso. Salve-o (caso não salve o cachorro, a 
batalha contra El Gigante torna-se mais difícil) e continue pela 
trilha, atravessando a ponte e chegando à vila, sempre tomando 
cuidado com as armadilhas espalhadas, atirando para desarmá-las. 
Passando pela porta, você verá uma cena e poderá usar seu binóculo 
para observar os moradores da vila. Caso você entre pelo meio da 
vila, todos os ganados começarão a te caçar, entaum, tome o caminho 
da esquerda, por trás das casas. Siga em frente até encontrar uma 
"ganada", de costas para Leon. Acabe com ela, a partir daí todos os 
outros ganados saberão de sua presença e virão atrás de você. Uma das 
casas próximas tem uma janela. Pule por ela, pegando os itens dentro 
da casa e saindo pela porta. Siga imediatamente para a casa a sua 
esquerda e veja a cena. 
Após a cena, coloque a estante na frente da janela onde os ganados 
estão batendo, pegue os itens deste andar e suba as escadas. Pegue a 
Shotgun, a granada no armário e a munição na cama. Comece a matar os 
ganados, tomando cuidado com o Dr. Salvador e derrubando as escadas 
sempre que possível. Depois de algum tempo, o sino da igreja irá 
tocar dando fim à batalha. Aproveite que a vila está deserta para 
explorar as outras casas pegando mais itens, e depois siga pela 
trilha à esquerda e pela porta. 
Esta área está cheia de itens, então mate os ganados para poder 
explorar a área com mais calma. Há uma porta grande que ainda não 
pode ser aberta, você voltará até ela mais tarde com Ashley, portanto 
marque bem este lugar. Siga para a direita desta porta, encontrando 
outra. 
Siga em frente, e uma animação vai surgir, com os ganados empurrando 
uma pedra em direção a Leon. Faça as seqüências indicadas na tela até 
chegar o final da descida. Passe pelo túnel e na área seguinte, 
cuidado com os ganados portando dinamites e entre na casa ao fundo, 
chutando ou atirando no cadeado que trava a porta. Lá dentro, explore 
a casa até encontrar uma sala bloqueada por uma estante. Empurre-a e 
cheque o armário ao fundo. 


// Capítulo 1-2 

Após a cena, execute a combinação que aparece na tela e siga para a 
saída da casa. Você vai ver o mercador acenando pela janela. Saia da 
casa e siga para a esquerda, encontrando o mercador pela primeira 
vez. Antes de seguir pela porta dupla, se preferir, vá até a abertura 
na parede e mate alguns ganados com o rifle (facilita se você também 
tiver comprado o scope), porém sempre acertando os tiros na cabeça, 
caso contrário eles ativarão o alarme. Isso facilitará a exploração 
da área a seguir. 
Quando você tiver limpado a área um pouco, siga pela porta. Siga pelo 
caminho elevado à direita, passando pelas barricadas e encontrando um 
baú, com a primeira metade da placa. Volte à entrada e siga pela 
esquerda, entrando na casa e subindo as escadas, encontrando mais um 
baú e a segunda metade da placa. Saia da casa e explore a área. Use 
as duas metades da placa na porta no final e siga em frente. Se 
quiser, volte ao mercador e venda o rifle de volta para ele, pois ele 
não será necessário por um longo tempo e ocupa muito espaço no inventário. 
Você sairá de frente para outra porta dupla e é exatamente por lá que 
deve seguir. Matando os ganados, passe pela outra porta e depois 
salte pela janela no final. Muito cuidado com os ganados que atiram 
dinamite, mate um deles primeiro para acabar com todos os outros. 
Prossiga pela porta atrás das barricadas, a esquerda, tomando cuidado 
com as armadilhas colocadas no chão. A esquerda há uma janela com 
tábuas bloqueando a entrada e uma Elegant Mask, que deve ser vendida 
para o mercador. Siga pela porta enferrujada, chegando a uma área com 
duas escadas. Descendo, você encontrará alguns itens, além de peixes 
que recuperam sua energia. Subindo, você sairá dos esgotos. 
Siga em frente no caminho e entre na casa. Você encontrará uma porta 
dourada com um enigma bem simples, onde você deve formar o símbolo 
dos Los Illuminados. Gire a redoma para cima e depois para a esquerda 
para abrir a porta. No quarto, explore o armário para conseguir algum 
dinheiro e depois pegue a chave na caixa. Saia pela outra porta. 


// Capítulo 1-3 

*Caso queria ver uma cena extra, volte pela porta por onde veio. 
Desça as escadas e explore a área, saindo pela porta logo depois. 
Alguns ganados e um Dr. Salvador virão em sua direção. Fique de 
frente para a porta matando todos que a abrirem e você deve matá-los 
sem problema. Seguindo o caminho, você chegará de volta à vila do 
início do jogo. Siga para a porta com o símbolo vermelho e abra com a 
chave recém-obtida. Siga para o final da sala e desça pelo buraco. 
Seguindo pela caverna, você encontrará o mercador e a porta por onde 
deve seguir. Siga pelo cemitério, chegando a igreja, que está 
trancada por enquanto. Há direita da igreja há dois caminhos, um leva 
a um enigma muito simples porém aleatório, que lhe dará uma Green 
Catseye. Você deve seguir pelo outro, matando os ganados na ponte, 
seguindo sempre em frente. Passando pela área cheia de corvos, ignore 
a porta à direita (há apenas um mercador lá, entre caso necessário) e 
siga pela porta a sua frente. A área a seguir tem muitos ganados mas 
você não deve encontrar muita dificuldade em atravessá-la, chegando a 
uma espécie de pântano. Prossiga sempre em frente, tomando cuidado 
com os ganados e com as armadilhas colocadas em vários lugares. 
Descendo pelo caminho, os ganados lançarão outra pedra em você. 
Desvie e siga em frente, chegando a uma bifurcação. Seguindo em 
frente, você verá uma cena. A direita, há duas cabanas com itens e 
uma canoa. Caso você demore algum tempo no píer, Del Lago aparecerá e 
te engolirá de uma só vez, então, entre na canoa assim que chegar lá. 
Agora, você enfrentará Del Lago. Mate-o com os arpões e aperte o 
botão de ação sem parar para que Leon corte a corda presa em seu pé. 
Após o fim da batalha, assista a cena. 


// Capítulo 2-1 

Saia da casa e siga pelo caminho a direita, matando os ganados 
(cuidado com os tiros na cabeça a partir de agora, pois as Plagas 
começam a aparecer) e seguindo pelo caminho, chegando a uma corda e 
descendo por ela. 
Seguindo em frente, derrube a caixa para que você possa atravessar 
para o outro lado. A área atrás da queda d'água ainda é inacessível, 
então atire nas duas outras caixas, atravessando por elas e chegando 
a uma área com uma torre no final. Suba por ela e ative a alavanca. 
Agora siga pela caverna, matando os ganados que aparecem. Lá dentro, 
você encontrará a Round Insignia no portal, que se abrirá assim que 
você pegá-la. Siga em frente chegando a outro píer. Pegando a canoa, 
você chegará à área com o mercador, ignorada no capítulo passado. 
Compre armas pesadas com o mercador, pois você está prestes a 
enfrentar o El Gigante. Saia pela porta e siga para a esquerda. 
Chegando na área a seguir, assista as cenas e aprecie a má sorte dos 
ganados. Caso você não tenha salvo o cachorro no início do jogo, a 
batalha contra este chefe se tornará mais difícil, pois o cão distrai 
o Gigante, para que você possa dar alguns tiros nele. De qualquer 
forma, mate o chefe e continue seguindo seu caminho de volta à 
igreja. Antes de chegar lá, alguns Colmillos cruzarão seu caminho, 
cuidado com eles. Ao chegar na igreja, use a Round Insignia para 
destrancar a porta. 
Dentro da igreja, suba pela escada à esquerda. Lá em cima, salte no 
lustre, espere que ele se aproxime da outra borda salte para o outro 
lado (caso salte na hora errada, você cairá no andar de baixo, tendo 
que repetir o processo). Você aterrissará próximo a um terminal com 
mais um enigma. Desta vez, você deve acertar a posição dos holofotes 
de modo que, quando combinados, formem a mesma imagem do modelo. Para 
fazer isso. Gire o holofote vermelho uma vez, o verde três vezes e o 
azul uma vez, apertando em combine ao final, e ganhando acesso à 
porta onde Ashley está presa. Após a cena com ela, prossiga para a 
porta de entrada da igreja para mais um vídeo. 


// Capítulo 2-2 

Ao sair da igreja, muitos ganados estarão no cemitério esperando para 
te matar. Use a carroça com os explosivos para matar a maioria deles 
e siga em frente, passando pela caverna e em direção à vila. Chegando 
até lá, siga em direção à porta grande que Leon não podia abrir no 
capítulo 1-1, subindo pela escada dentro da cabana, tomando cuidado 
com as armadilhas de urso espalhadas por todo o caminho. 
Chegando na porta, Ashley subirá nos ombros de Leon e abrirá a porta 
para você. É o fim deste curto capítulo. 


// Capítulo 2-3 

Passando pelo mercador e seguindo em frente, você ativará algumas 
cenas e será levado para dentro de uma cabana com Luis para batalhar 
um exército de ganados. Empurre as estantes em frente de todas as 
janelas e aproveite o tempo em que os inimigos estarão derrubando os 
móveis para coletar os itens no primeiro e segundo andares. Luis é 
imortal, então use isso em sua vantagem e fique num canto ou na 
escada, deixando que ele sofra dano e ajude a matar os ganados. 
Depois de um tempo de batalha, Luis o chamará para o segundo andar, e 
a batalha ficará mais difícil, com ganados vindo por todos os lados. 
Após algum tempo, os sinos da igreja tocarão e todo os ganados 
deixarão o local como no começo do jogo. 
Colete todos os itens deixados pelos ganados mortos e siga para o 
local onde o mercador está parado. Há dois portões fechados e uma 
alavanca no meio deles. Você deve escolher um dos dois caminhos para 
prosseguir, e ambos saem no mesmo lugar. A rota da esquerda te leva 
por um caminho cheio de ganados, a da direita te leva de encontro ao 
El Gigante. De qualquer forma, aqui está a melhor maneira de se 
atravessar ambos. 

- Caminho El Gigante 
Há uma maneira de passar por aqui sem sofrer um arranhão do Gigante. 
Assim que El Gigante fizer sua entrada, Ashley apontará uma pedra um 
pouco mais acima. Atire na plataforma que a prende e ela cairá em 
cima do El Gigante e o prenderá por algum tempo, suficiente para que 
você siga para a porta e chute as correntes até que a porta possa ser 
aberta, seguindo até o final do caminho. 
Caso decida por matá-lo, use a mesma estratégia usada anteriormente, 
mas tome cuidado pois o Gigante tende a agarrar Ashley e esmagá-la ou 
jogá-la no chão. Caso ele faça isso, atire rapidamente na mão dele 
com a arma mais forte que tiver para que ele a solte, e recupere sua 
energia o mais rápido possível. 

- Caminho Ganados 
Após ver a cena, espere que os ganados se aproximem um pouco mais e 
atire na carroça, matando vários ganados de uma vez. O ideal é deixar 
Ashley dentro de uma das duas lixeiras e batalhar por este caminho 
sozinho. Após isso, continue seguindo em frente, suba as escadas e 
você verá um espaço no meio das plataformas para onde pode descer. 
Chute uma das escadas para facilitar sua vida mais tarde, sempre 
tomando muito cuidado com os ganados que não param de aparecer pelas 
plataformas e desça. Isso vai atrair mais ganados e as Bella Sisters. 
Suba pela outra escada e a derrube lá embaixo. Assim você terá uma 
relativa vantagem, pois a maioria dos inimigos estarão lá embaixo e 
você poderá acabar com eles à distância. Ao acabar com as Bella 
Sisters, uma delas deixará um Rubi e outra deixará a Camp Key. Pegue 
a chave, desça e abra a porta trancada. 
Mais ganados virão atrás de você. Você pode tentar acabar com eles na 
mesma área, porém o ideal é voltar, levantar uma escada e subir, 
esperando que todos os ganados venham atrás de você. Uma granada 
explosiva ou incendiária faz bem o trabalho por aqui. 
Após acabar com todos os ganados, volte para buscar Ashley e siga 
pela porta trancada, até o final da trilha. 

Você chegará numa área com um mercador à direita, uma casa com alguns 
itens na sua frente, além de um grande portão trancado (marque bem 
este lugar, pois você voltará para cá logo) e um caminho a esquerda. 
Siga por ele e pegue um dos elevadores. Durante sua descida, alguns 
ganados virão nas outras plataformas atirando armas ou pulando dentro 
da sua e tentando derrubá-la. A maioria deles morre com apenas um 
tiro, então você não deve ter muito trabalho. 
Chegando ao final, desça as escadas e siga pelas cavernas até o fim, 
matando os ganados e obtendo o Yellow Catseye. Termine de descer as 
escadas, passando pelo mercador e seguindo pela trilha, pela porta. 
Após o vídeos com Bitores, aperte a seqüência de botões que aparece 
na tela e prosseguindo para a batalha contra ele. Há muitos itens 
espalhados pelo cenário, então faça bom uso deles contra esse chefe 
que é relativamente fácil de se matar em sua primeira forma, mas as 
coisas dificultam um pouco na segunda mutação. Após a batalha, pegue 
o dinheiro e o item False Eye deixados pelo chefe, saindo pela 
abertura na parede. Juntamente com Ashley, volte a porta trancada e 
utilize o olho falso para abrir o portão. Seguindo pela trilha, você 
verá alguns ganados e logo depois um caminhão virá em sua direção. 
Use o rifle para acertar o motorista ou a TMP para atirar no motor 
até que o caminhão exploda e saia da pista. Assim que passar pelo 
caminhão caído, mais ganados virão atrás de você e de Ashley. 
Ignore-os e continue rapidamente pelo caminho, até chegar a um 
castelo, ativando uma cena. 


// Capítulo 3-1 

Há um mercador e alguns itens na área a direita. Depois de coletar 
tudo e falar com o mercador, siga pela escada a esquerda. Seguindo em 
frente, após a cena, mate os dois monges e ordene para que Ashley te 
espere, pois ela pode morrer facilmente aqui. Suba as escadas e siga 
até o outro lado, tomando cuidado com as catapultas que lançam bolas 
de fogo. A esquerda há uma escada e uma sala com um canhão, um local 
seguro das bolas de fogo. Seguindo em frente, você poderá ver um dos 
monges controlando uma catapulta se mirar para cima. Acabe com ele 
(na maioria das vezes, há um barril explosivo próximo às catapultas, 
use sempre o rifle) e siga pela escada, tomando cuidado com os monges 
que surgem do nada e vão atrás de Ashley. Ao final da escada é o 
local perfeito para acabar com a maioria das catapultas do local. Se 
quiser, mate também o ganado que carrega a foice, dentro do abrigo à 
direita. Após acabar com todas as catapultas, use a alavanca próxima 
ao abrigo à esquerda, revelando o canhão, e atire-o para explodir o 
portão do outro lado. Junto com Ashley, siga por ele e depois pela 
porta vermelha. 
Neste local, pegue a Platinum Sword na parede e suba as escadas, 
acabando com os monges. Ao terminar a subida, alguns monges tentarão 
te emboscar. Acabe com todos eles e pegue a Gold Sword, a esquerda da 
escada e coloque a Platinum Sword em seu lugar. Desça as escadas 
novamente e encaixe a Gold Sword na parede, e depois seguindo pela 
porta revelada no andar de cima. 
Após a cena com Luis, siga pela porta a sua frente, já que a entrada 
do castelo à direita está trancada. Na sala a direita há alguns 
monges, acabe com ele e depois entre na sala à esquerda, pegando a 
Castle Gate Key dentro do baú e vários monges entrarão na sala para 
te atacar. Volte para a entrada do castelo e abra a porta com a chave 
obtida. 
Após a cena com Salazar, suba as escadas e siga pela porta a direita. 
A porta logo ao seu lado está trancada, então siga até encontrar o 
caminho bloqueado por labaredas de fogo. Pegue a chave no quadro e 
volte para a porta trancada. Deixe Ashley para trás e entre na sala. 
Vá para a cela e tente se aproximas da alavanca, liberando o 
Garrador. Após matá-lo, acione a alavanca para apagar as labaredas 
que impediam o caminho, seguindo por ali. 
Vá matando os monges pelo caminho até chegar a uma grande sala com 
tapetes vermelhos. Apesar da sala estar cheia de itens espalhados, 
ela também está cheia de monges, que virão de todos os lados. Seja 
rápido e siga para o final da área, descendo a escada e entrando na 
salinha no final. Aqui é bem mais fácil de lutar, pois os inimigos 
estarão vindo todos de uma única direção. Vá matando um a um até que 
o massacre termine. Deixe Ashley sobre um dos botões no chão e vá 
para cima do outro. Uma alavanca aparecerá no salão. Vá até lá e faça 
com que Ashley a gire, enquanto você cuida dos monges que aparecerão. 
Suba pela escada e você verá que a porta do outro lado é inacessível. 
Em ambos os lados, há alavancas e você deve fazer com que Ashley vá 
até lá. Ajude Ashley a subir e proteja-a, além de se defender dos 
monges que aparecem para te atacar. Uma vez que Ashley ativar as duas 
plataformas, ela virá para a beirada e você deverá buscá-la. Depois, 
siga para a porta no final. 
Neste hall, há um mercador e um treino de tiro, além de itens 
espalhados. Siga pelo caminho no final e veja a animação. 


// Capítulo 3-2 

Após a cena de Ashley, siga pela porta que leva aos esgotos. Seguindo 
pelos corredores, você começa a encontrar os Novistadores. Desça a 
escada e suba pelo outro lado, chegando à prisão, pegando itens 
dentro das celas. O caminho a sua frente está cheio de água, então 
siga pela esquerda até o final e usando a manivela para drenar a água 
e liberá-lo. Continue seguindo em frente, mas tome cuidado com o 
Novistador que tenta fazer uma emboscada. 
Chegando na área com os machados, use as sombras no chão como guia e 
passe pelas armadilhas, seguindo pela porta no outro lado. Você 
estará de volta no hall onde há um mercador e o treino de tiro, só 
que desta vez no andar de cima, e há um culto dos Los Illuminados 
aconecendo lá embaixo. Ao pular lá embaixo, todos irão fugir, então o 
ideal é matá-los de cima, mirando primeiramente no de roupa vermelha, 
pois ele deixa uma jóia muito valiosa quando morre. Seja lá o que 
prefira fazer, pule no lustre e chegue ao outro lado, pegando a 
Elegant Mask e um dispositivo que abrirá o caminho com uma porta e um 
mercador. 
Siga em frente pelas salas, chegando a um local onde você será 
atacado por monges e um monge de roupa vermelha, que você deve matar 
para conseguir uma chave. Pule pela janela a esquerda e depois siga 
pela porta. Suba e, já no segundo andar, vá para onde o monge está. 
Ele passará a fugir de você, e você deve perseguí-lo, matando os 
inimigos pelo caminho. Persiga o monge até que ele esteja na 
metralhadora, atirando sem parar. Aproxime-se da metralhadora e tente 
chegar por trás do monge, já que ele é lento em virar a arma, 
atirando sempre com a Shotgun. Ao morrer, ele deixará a Gallery Key. 
Agora, você deve voltar ao andar de cima, abrindo a porta próxima do 
local onde o monge apareceu pela primeira vez. Nesta sala há uma jóia 
no olho do cervo e um enigma, onde deve-se fazer com que seis mortes 
sejam vistas nos quadros. Aperte os botões: 2 - 1 - 4 - 3 - Ok para 
solucionar e abra a porta que foi revelada. 
Após a cena você será atacado por uma grande quantidade de monges, 
use os itens escondidos nos vasos caso seja necessário e acabe com 
todos os monges no primeiro e segundo andares. Cuidado com os monges 
com Rocket Launchers que aparecerão atrás do quadro do outro lado da 
sala. Após a batalha, aperte o botão próximo ao quadro no segundo 
andar e depois siga para a porta no lado oposto. O segundo botão está 
escondido debaixo de um vaso. Volte para a sala anterior, tomando 
cuidado com os monges de Rocket Launcher e pegando o Goat Ornament no 
baú do centro da sala. Depois, siga pela porta ao lado do primeiro botão. 
Siga em frente e depois pela porta a esquerda, passando pela fonte e 
por uma porta que Leon não pode abrir sozinho (marque bem este local, 
você voltará aqui logo). Depois da porta, você estará no labirinto de 
Salazar. Ignore a porta a sua direita, pois as peças para 
destrancá-la estão no labirinto, além de alguns colmillos e muitos 
itens, como mostrado no mapa abaixo. 


Com as duas peças, volte à porta trancada, combine os dois pedaços e 
abra a porta. Assista a cena. 


// Capítulo 3-3 

Fale com o mercador se quiser e siga pela porta no final da sala. Na 
sala de jantar, há uma porta bloqueada. Siga pela direita, toque o 
sino e atire no copo de vinho para liberar a passagem. Ao se 
aproximar do baú, uma jaula te prenderá e você terá que lutar contra 
um garrador e alguns ganados. Acabando com eles, colete os itens e 
siga pela porta. Nesta área, mate todos os inimigos e use a alavanca 
lá embaixo, fazendo subir uma ponte e dando acesso ao outro lado. 
Antes de abrir a porta, siga pelo caminho da esquerda, coletando os 
itens dentro da vitrine (incluindo uma Rocket Launcher). Volte e, 
depois da porta, encontre um mercador. Siga pela porta a esquerda e 
assista a cena. 


// Capítulo 3-4 

Há itens espalhados pela sala. Após coletá-los, liberte Ashley usando 
o rifle, tomando muito cuidado para não atingi-la. Então, ela será 
atacada por vários inimigos. Proteja-o da primeira onda de ataques. 
Após a curta animação, mais alguns monges aparecerão, incluindo um de 
roupa vermelha. Mate ele primeiro e depois cuide dos outros, pois ele 
carrega uma chave e outros monges não pararão de vir enquanto o de 
roupa vermelho estiver vivo. Após isso, Ashley abrirá a porta e você 
passará a controlá-la. 
Apesar de Ashley não portar armas, você pode usar lampiões espalhados 
pelo cenário para incendiar os monges que tentarem te atacar. Siga 
pela porta, encontrando um ganado. Passe por baixo da mesa e utilize 
a alavanca, levantando as grades e liberando o caminho. Siga em 
frente e utilize as outras duas alavancas abrindo mais uma passagem. 
Seguindo em frente, ignore a primeira porta, pois ainda não há nada a 
fazer ali e siga pela porta no final do corredor. 
Aqui, você deve apertar uma série de botões para abrir as passagens e 
chegar ao outro lado. O primeiro deles está logo à esquerda. Passe 
pelo caminho aberto, pegue o Stone Tablet na lareira e aperte ao 
botão próximo. Volte e empurre o armário perto da porta por onde você 
veio e encontre mais um botão, finalmente liberando o caminho até a 
porta no final. Siga até o final do corredor, encontrando mais um 
enigma, um quebra-cabeças onde você deve formar a figura. Numerando 
as peças desta forma: 

1 2 3 
4 5 6 
7 8 9 


Faça a seguinte seqüência: 6 - 3 - 2 - 5 - 4 - 7 - 8 - 9 - 6 - 5 - 2 
- 1 - 4 - 7 - 8 - 5 - 6 - 9. Caso erre, saia da sala e volte, 
resetando o enigma. Após formada a figura, encaixe o Stone Tablet 
para abrir o caminho e pegue o Salazar Family Insignia e o Serpent 
Ornament na sala. As armaduras irão ganhar vida e passarão a te 
perseguir. Escape delas e volte para a porta que foi ignorada antes, 
usando a Insignia no centro da sala e retornando para Leon. 


// Capítulo 4-1 

Lembra-se da sala que Leon não conseguia abrir sozinho, próximo a 
fonte no caminho para o labirinto? Se você voltar lá com Ashley, você 
conseguirá uma Broken Butterfly e vários itens. 
A partir da sala do início do capítulo, siga pela porta dupla no 
fundo. À esquerda há um carrinho e logo em frente há uma plataforma 
que te levará para o outro lado da área cheia de lava. Siga por ela 
e, dentro da sala, os monges estarão comandando dragões de aço que 
cospem fogo. Para acabar com eles, mate o ganado controlando a 
máquina. A cada dragão morto um baú com um item será revelado, e ao 
matar o último deles, você obterá o Lion Ornament. Volte e siga pelo 
carrinho junto com Ashley. 
Você estará de volta ao local onde encontrou Salazar pela primeira 
vez. Use os 3 Ornaments no painel para abrir a parede e entre pela 
porta no final. Se quiser, há itens subindo as escadas do lado 
direito. Pegue o carrinho e passe pela porta grande. 
Siga pela porta dourada à esquerda. Resolva o enigma simples, 
colocando as duas estátuas sobre dois botões, Ashley em mais um e 
Leon no último, abrindo uma passagem secreta. Após a cena, Salazar 
ativará uma armadilha e você deve destruir a tiros as quatro luzes 
vermelhas no teto, antes de ser esmagado. Depois, siga pela passagem 
aberta. Seguindo em frente, mais uma armadilha. Desta vez você deve 
matar os monges controlando o carro para impeder Ashley de ser 
esmagada. Nesta sala, você encontrará muitos itens e o Queen's Grail 
dentro do baú. Volte à sala central e desta vez, vá pela direita. 
Siga pelo corredor, desviando dos ataques das armaduras e pegando o 
King's Grail na sala no final. As armaduras tomarão vida e você deve 
acabar com elas para poder sair da sala. Após matá-las, volte à sala 
central e use o caminho do meio. Mate os monges e use o Queen's Grail 
na estátua da rainha, localizada no lado esquerdo da porta, e o 
King's Grail no rei, do lado direito. Siga em frente e depois pela 
porta no fim do corridor. 
Você estará numa área com um grande ninho de Novistadores no alto. 
Caso tenha bastante munição, atire até derrubá-lo, revelando várias 
jóias que podem ser vendidas para o mercador. Continue andando e, 
após a cena, use a alavanca no final da sala e attire nas correntes 
segurando a ponte, para poder seguir em frente. 
Passando pelo corredor com o mercador, você chegará a uma área 
externa onde alguns monges usarão catapultas contra você. Somente 
corra em frente até o outro lado e suba a escada do lado esquerdo. 
Circunde a torre e tome cuidado com as catapultas, que agora passarão 
a atirar na porta por onde você deve entrar. Espere que as explosões 
acabem para passar. Para fazer com que as engrenagens do relógio 
voltem a funcionar, você deve quebrar as tábuas que impedem seu 
funcionamento. Duas já podem ser vistas mesmo antes de subir, atire 
nelas com a handgun e suba duas escadas até o último nível, 
encontrando e destruindo a terceira. Ainda neste nível, use a 
alavanca para fazer com que o mecanismo volte a funcionar. Desça até 
não poder mais, matando os monges pelo caminho e siga pela porta. 
Você voltará para a área externa da torre. 
Você sera atacado por vários monges, que virão em duas ondas. Após 
acabar com todos eles, coletando qualquer item que eles tenham 
deixado, siga pela porta no final da ponte. Nesta área há alguns 
monges e dois garradores, acabe com eles e siga pela porta no final. 
Após a cena com Salazar, colete os itens espalhados pelo lugar e 
converse com o mercador, se necessário. Suba as escadas e você 
encontrará algumas salas, com um elevador desativado na primeira 
delas, direita e com alguns itens espalhados. Fique atento pois 
muitas vezes você precisará desviar de ataques pelo caminho, até 
chegar à porta no final. Neste local, use o painel no fundo para 
ativar o elevador e volte para a porta por onde entrou apertando o 
botão. O guarda-costas de Salazar, Verdugo, aparecerá e você deve 
enfrentá-lo. O método mais rápido é usar a Rocket Launcher, para 
obter a jóia deixada por ele. Caso contrário, fuja e use o elevador 
assim que ele chegar. 


// Capítulo 4-2 

Na sala com o mercador e mais um treino de tiro, siga pela porta, 
chegando à mina. Siga em frente, mate os ganados e use a alavanca do 
lado esquerdo, próximo à pedra bloqueando a passagem. O carrinho vai 
descer mas irá parar na metade. Você agora deve acionar o dispositivo 
que está no outro lado da sala, subindo as rampas atrás de você. Após 
ativar o dispositivo, mais alguns ganados e um Dr. Salvador chegarão 
na sala, acabe com eles e use a primeira alavanca novamente, trazendo 
o carrinho ao chão. Pegue o dinamite dentro dele e use na pedra para 
que você possa passar. Entre na sala e pegue os itens nos barris. Ao 
seguir em frente, você deverá enfrentar os Los Dos Gigantes. 
Para acabar rapidamente com um deles, corra até o andaime de um lado 
da sala e use o mecanismo para chegar do outro lado da sala. Ative a 
alavanca quando um dos Gigantes estiver parado no centro da sala para 
que o chão se abra e ele caia na lava. Tome cuidado, pois enquanto o 
chão estiver aberto, o Gigante ainda pode te puxar junto com ele para 
a lava. Acabe com o outro como fez com El Gigante, e abra a saída da 
sala. 
Esta caverna está cheia de Novistadores, então equipe a Shotgun e 
tenha muito cuidado, pois eles tendem a atacar em grupos e te cercar. 
Siga pelo caminho, subindo e entrando rapidamente na caverna a sua 
frente, apertando o botão no final e acendendo a primeira luz. Saia 
da caverna e continue o caminho, passando por uma porta trancada. No 
lado oposto desta porta está a segunda caverna e o segundo botão. 
Aperte-o, acendendo a segunda luz e liberando a porta. Use o mapa 
para localizar as cavernas, caso necessário. Corra, pressione o botão 
e entre. Não se preocupe, os Novistadores não perseguirão nesta sala, 
mas você terá que se preocupar com as pedras que caem do teto e 
tentam te esmagar. 
Na verdade esta parte é bem fácil, simplesmente passe correndo assim 
que elas descerem. Não passe pela seqüência de três pedras sem usar a 
alavanca na parede, parando a segunda e podendo passar 
tranqüilamente. Pegue a Royal Insígnia no final do caminho e suba com 
o elevador. 


// Capítulo 4-3 

Neste local, fale com o mercador e siga em frente. Há muitos itens 
espalhados por esta área, além de alguns ganados. Passando pela 
fogueira, siga pelas ruínas no final, usando a alavanca e descendo 
para as catacumbas. 
Você chegará a um lugar com alguns ganados e armadilhas de urso. Você 
também ouvirá um Dr. Salvador por perto, mas não se preocupe com ele 
ainda. A porta no final está trancada, e há um caminho no lado oposto 
levando a um item valioso, o Staff of Royalty. Agora você deve matar 
os dois Dr. Salvador, na área a esquerda, com a escada. Após matar os 
dois, suba e pegue a chave no centro da sala. Logo depois, mais 
alguns ganados entrarão na sala. Mantenha-se na parte de cima e acabe 
com todos eles, descendo e usando a chave recém-obtida na porta. 
Nesta sala, você terá que impedir o teto de te esmagar novamente, 
atirando nas quatro luzes vermelhas no teto. Cuidado com as plagas 
que também estão nesta sala e tentarão te atrapalhar. Continue 
seguindo em frente até chegar ao carrinho. Entre nele e atire na 
alavanca do seu lado, para ativá-lo. Durante seu caminho, vários 
ganados entrarão no carrinho tentando te atacar. Acabe com eles e o 
carrinho chegará num bloqueio, e um Dr. Salvador saltará. Acabe com 
ele para poder seguir seu caminho, atirando em mais uma alavanca. A 
partir de agora, você deverá desviar ou atirar nas tábuas bloqueando 
o caminho, ou irá perder muita energia se for atingido. Mais um Dr. 
Salvador saltará no carro, e após acabar com ele, o passeio chegará 
ao fim e você deverá pressionar os botões indicados rapidamente para 
não cair no abismo. 
De volta ao controle de Leon, pegue a Stone of Sacrifice e vá para a 
escada no final do caminho, voltando à área onde se iniciou o 
capítulo. Volte e use o Stone of Sacrifice na porta com o desenho de 
um leão próxima da fogueira. Use o elevador. 


// Capítulo 4-4 

Siga em frente, passando pela máquina de escrever e chegando na 
estátua gigante de Salazar. Tente ir até a porta no final e um monge 
aparecerá, ativando uma alavanca que afundará duas plataformas no seu 
caminho e ligará a mão esquerda da estátua. Volte, suba pela escada e 
pule na mão. Quando ela subir para o segundo nível, pule na 
plataforma, mate os ganados e ative a alavanca, fazendo a primeira 
plataforma reaparecer. Volte para a mão, salte para a plataforma no 
centro e ative o mecanismo, fazendo com que a mão direita volte a 
funcionar. Suba por ela e pule no primeiro nível, descendo pela 
escada e ativando a segunda plataforma. Agora você pode seguir para a 
porta no final, não sem antes ser atacado pelo Salazar gigante. 
Aperte a combinação que aparece na tela e atire no cadeado, abrindo a 
porta e continuando sua fuga. Após a fuga, siga pela porta e veja a 
cena com Salazar. 

Agora você deverá perseguir Salazar até o topo da torre. Suba pelas 
escadas tomando cuidado com os barris que serão lançados contra você, 
atire neles para não ser atingido. Continue subindo até chegar a uma 
área com várias tábuas, subindo pela escada. Você chegará no local de 
onde o monge está lançando os barris, e mais monges invadirão a área 
pelo térreo. Atire alguns barris para acabar com os inimigos subindo 
as escadas. Vá até o elevador e derrube as caixas, ative o botão para 
subir. Quando chegar ao final da subida, saia do elevador e siga pelo 
caminho pelo lado de fora da torre, chegando ao pequeno elevador e 
usando-o para chegar ao topo. 
Neste mercador, compre as armas mais poderosas, se puder, compre uma 
Rocket Launcher.. Passe pela porta para enfrentar um dos inimigos 
mais difíceis do game, Ramon Salazar. Na área em que você o enfrenta 
há muitos itens espalhados, colete-os pois eles serão úteis durante 
sua batalha. Siga pela porta no local onde estava o chefe e siga em 
frente, chegando num mercador. Continue pelo caminho até chegar nas 
docas, vendo a cena com Ada e trocando de disco. 


// Capítulo 5-1 

Siga em frente pelas pedras e depois pelo caminho à direita. Chegando 
à instalação militar, destrua a luz de vigilância antes de pular 
sobre o abismo, caso contrário, você será localizado e terá que 
enfrentar muitos inimigos. Mais a frente, você verá uma cena de 
Ashley sendo levada por um portal. Siga até lá, tomando cuidado com o 
J.J. e os ganados que aparecem e ative o botão na parede próxima, 
ativando um raio laser. Para abrir essa porta, você deve fazer com 
que o raio laser atinja o sensor do outro lado da porta, usando os 
dois espelhos localizados em cima das construções. Vá até o primeiro 
espelho e direcione seu raio para onde está o segundo espelho. Faça o 
mesmo com o segundo, direcionando-o no sensor e abrindo a porta. 
Seguindo pelo portal, esteja preparado para escapar da pedra que 
alguns inimigos podem atirar contra você. Continue seguindo até 
chegar a uma escada. Lá em cima, siga em frente, pegando os itens na 
construção à direita e depois seguindo pelo caminho. Na caverna a 
esquerda você encontra alguns itens, depois de pegá-los, siga até o 
final, encontrando um mercador. Tome cuidado com a grande quantidade 
de inimigos desta área e siga pela porta. 
Chegando na cozinha, continue seguindo em frente, pegando os itens 
pelo caminho. Fique atento, pois um ganado em chamas tentará te 
atacar. Vá pela porta no final e você será atacado por um ganado 
portando um machado. Acabe com ele e desça, pegando a Red Stone of 
Faith. Volte pelo corredor e use a porta à esquerda, vendo a cena com 
Ashley. 
Continue pelos corredores e você encontrará o mercador e mais uma 
área de treino de tiro. Continue em frente e você chegará numa porta 
que é controlada pelos ganados. A porta se fechará assim que você se 
aproximar, e só será aberta novamente quando se afastar. Você deve 
matar todos os ganados que aparecerem, até que a porta se abra e se 
mantenha aberta. Cuidado com o ganado escondido e continue em frente. 
Neste local, suba as escadas e, na bifurcação, repare na placa que 
indica a sala de operações à esquerda, é por lá que você deve 
seguir.Dentro da sala, há duas portas trancadas. Use o painel ao lado 
de uma delas e resolva o enigma, que consiste em fazer com que as 
setas coloridas cheguem de um lado a outro. A solução é a seguinte: 

Blue - Green - Green - Red - Red - Red 


Com a porta aberta, colete o Freezer Key Card próximo ao corpo. Ao 
sair, você encontrará o primeiro Regenerator. Você ainda não tem 
meios de matá-lo, então fuja como puder e volte para a bifurcação, 
indo pela direita e entrando no refrigerador. Lá dentro, siga 
diretamente para a pequena sala à direita e use a máquina, pegando o 
Waste Disposal Keycard e desligando a máquina no final. Volte e vá 
para a segunda salinha à direita, pegando o Infra red Scope, que te 
possibilitará matar os Regenerators a partir de agora. 
Ao tentar sair, um Regenerator tomará vida e a porta da sala será 
trancada. Mate o monstro ou fuja até que a porta destranque. Saia e 
siga pelo corredor à direita, usando o Waste Disposal Keycard para 
abrir a porta. 
Use o painel e opere a garra, usando-a para jogar os ganados pela 
rampa de lixo. Você só pode usá-la três vezes, então tente eliminar 
os arqueiros primeiro. Desça e siga para a próxima area, pegando os 
itens e continuando. Neste corredor você verá Ashley presa numa cela 
com dois guardas ao lado. Mate os dois mas você ainda não poderá 
salvá-la, pois a cela está trancada. Então volte e siga pela outra 
porta no corredor. Por aqui você chegará a uma espécie de escritório 
e depois a um laboratório. Continue em frente e você encontrará um 
Iron Maiden com a chave grudada em seu corpo. Após acabar com ele, 
você consegue o Storage Área Key Card, necessário para libertar 
Ashley. Antes de voltar, siga pela porta do outro lado do vidro e 
siga até o final, subindo pelo elevador. Você encontrará dinheiro, 
munições e um mercador. Depois, volte e liberte Ashley. 


// Capítulo 5-2 

Você agora deve voltar ao local da rampa de lixo. No caminho até lá, 
você enfrentará emboscadas e inimigos. Ao chegar na sala indicada, os 
dois pularão automaticamente, chegando a um local com um Iron Maiden 
ainda desativado. Assim que você puxar a alavanca, liberando o 
caminho, ele se levantará. O ideal é mandar Ashley se esconder no 
contêiner e usar as alavancas para prendê-lo, atirando nas plagas 
para acabar com ele. Para facilitar, use o barril explosivo para 
destruir a plaga que ele carrega nas costas. 
Novamente com Ashley, empurre o contêiner na água formando uma ponte 
e você encontrará mais um Iron. Use o mesmo método com as grades para 
acabar com ele e depois siga até o final, pela porta. Mate os 
inimigos no corredor com os escombros e chegue até a área com a bola 
de demolição, que deve ser usada para destruir os escombros impedindo 
a porta. Os controles estão na salinha no final. Faça com que Ashley 
use os mecanismos, batendo três vezes, enquanto você cuida dos 
inimigos que tentarão atacá-los. Após a liberação da porta, siga por ela. 
Neste corredor, use a alavanca e mate o Regenerator que aparece. 
Continue seguindo em frente e no corredor à esquerda, aperte o botão. 
Continue pelo corridor e mande Ashley por baixo da porta semi-aberta. 
Na porta da direita você encontra um mercador, se precisar falar com 
ele. Depois, faça com que Ashley use uma alavanca e você a outra, 
ativando-as quando a luz do meio estiver acesa. 
Surpreendentemente, Ashley sabe dirigir uma empilhadeira, e você 
deverá defendê-la dos inimigos. Por duas vezes, um caminhão virá em 
sua direção. Acabe com ele usando a Shotgun, até que a empilhadeira 
parará no elevador. Há uma alavanca no nível superior que você deve 
ativar para continuar a viagem, mas fique atento pois vários ganados 
tentarão atacar Ashley enquanto você estiver lá em cima. Com o 
elevador ativado, você terá mais um passeio de empilhadeira, até que 
Ashley entre pela parede de um prédio e você volte ao jogo normal. 
Na próxima sala há um mercador, e na seguinte, veja a cena com Saddler. 


// Capítulo 5-3 

Siga pelas escadas até chegar à sala das caldeiras, uma área com 
muitos ganados. Há munição na plataforma à esquerda. Depois de 
pegá-la, siga pela porta. Continue em frente e alcance a area 
externa, usando o elevador à direita. Aqui você enfrentará Krauser 
pela primeira vez, uma das melhores batalhas do game. Aperte os 
botões indicados até o fim da cena. 
Desça e siga pela porta à direita até a área dos lasers. Aperte as 
seqüência indicadas e abra a porta, chegando na sala de Saddler. Use 
o elevador atrás do trono de Saddler para descer, chegando às 
cavernas. Siga em frente sem parar até ver a cena e iniciar a batalha 
contra o U3. Atire nele até que ele suba para o teto do contêiner. 
Agora, você deve atirar as luzes verdes, liberando a passagem e 
usando os painéis para passar de um contêiner a outro. Fique atento, 
pois o monstro continuará te atacando mesmo do teto, e você deverá 
desviar de seus ataques. Após o fim da primeira parte, você 
enfrentará o monstro novamente, desta vez em sua segunda mutação. 
Após acabar com ele, siga pela única porta aqui. 
Siga em frente e pelas escadas, até chegar à uma área externa. Atire 
no latão para acabar com a maioria dos ganados de uma só vez. Desça e 
pule pelo buraco dentro de uma das cabanas, subindo pelo outro lado e 
pela porta. Aqui você enfrentará Krauser mais uma vez, que usará todo 
tipo de ataque, desde facadas até tiros e granadas. 
Atire nele até que um portão se abra. Continue seguindo em frentee 
nesta area, Krauser sempre tentará te esfaquear. Atire até que ele 
suma e continue em frente. À esquerda das escadas está o portão que 
será aberto com as 3 peças. Como você ainda não as tem, continue em 
frente, acabando com ele mais uma vez. Você será atacado por robôs 
que explodem ao te ver. Continue seguindo e suba pelas escadas à 
esquerda, encontrando o primeiro pedaço, Piece of Holy Beast, 
Panther. Agora, Krauser deverá ser atacado mais uma vez. 
Para sair desta área, coloque a estátua em cima do painel no chão, 
revelando uma alavanca que abrirá a passagem. Volte para a construção 
onde os robôs apareceram pela primeira vez e você encontrará a 
segunda alavanca ali perto. Siga em frente, sempre destruindo os 
robôs até chegar a mais uma construção, que será trancada assim que 
você entrar. Suba até o topo e pegue o Piece os Holy Beast, Eagle. È 
hora da batalha final contra Krauser. 
Após acabar com ele, pegue o último pedaço, Serpent, e fuja da torre 
antes da explosão, descendo a escada. No final do caminho, use os 3 
pedaços no portal e siga em frente. 


// Capítulo 5-4 

Passando pela máquina de escrever, você chegará à zona de guerra, e 
um helicóptero virá te ajudar. Você estará sob fogo pesado dos 
inimigos, então se esconda sempre que possível para não ser atingido, 
e toda vez que o piloto lhe comunicar pelo rádio, se esconda em algum 
lugar, pois ele está prestes a lançar um míssel. 
Siga em frente, desça as escadas e atravesse o portão. Passe pela 
trincheira e suba as escadas, entrando na torre e ativando o botão ao 
lado da porta para abri-la. Continue correndo, tomando cuidado com o 
J.J. que aparecerá. Suba as escadas e vá para o outro lado, apertando 
o botão e passando pela porta aberta. 
Nesta área há 3 metralhadoras. Fuja rapidamente para a trincheira à 
esquerda e suba, matando os ganados controlando as metralhadoras com 
o rifle. Continue pelo caminho e use o primeiro botão, a direita da 
porta. Suba pelo outro lado, usando o segundo botão e saia pela porta 
revelada. 
Suba pelas escadas e veja a cena. Entre pela porta e desça a escada, 
vendo a cena com Ada. Vá pela mesma porta que Ada seguiu e depois 
entre na próxima, chegando à prisão. Você deverá enfrentar mãos um 
Regenerator antes de subir pelo lado das escadas e seguir seu caminho. 
Você chegará a uma área com alguns ganados e um J.J. Corra para a 
barricada em sua frente e suba as escadas. Entre na sala e ative a 
máquina, revelando um cartão em outro local. Volte e suba a escada, 
matando os ganados e pegando o Emergency Lock Card Key com um deles. 
Use o cartão no leitor à esquerda e você agora deverá ativar dois 
botões. Um deles é o mesmo usado para revelar o cartão, e o segundo 
está na sala anterior a esta. 
Desça para o nível do solo e vá por trás das construções, descendo as 
esacadas e usando a porta dupla no final. Após a cena, pegue os itens 
e fale com o mercador, fortificando todas as suas armas para a 
batalha final. Siga pelo caminho da esquerda e depois até o final do 
corredor. Você estará de volta no local do encontro com Saddler, com 
alguns itens que devem ser coletados. Volte ao corredor anterior e 
use a porta do outro lado, vendo a cena. 


// Capítulo 6-1 - Final 

Suba pelas escadas e saia. Você chegará a uma área com um mercador. 
Após fazer o necessário, dando upgrade em todas suas armas, desça e 
veja a cena. A partir daqui, a batalha com Saddler começará. Fuja 
sempre que necessário pela plataformas dos lados, tomando cuidado com 
o momento em que elas se abrem para não cair. Use os mecanismos 
localizados nas pontas da plataforma em sua vantagem, lançando vigas 
de metal no monstro e sempre atirando no olho com suas armas mais 
poderosas. Quando Saddler se abaixar, revelando o olho maior, use o 
mesmo esquema de El Gigante, esfaqueando o olho, causando algum dano. 
Após algum tempo, Ada lançará uma Rocket Launcher no chão. Use-a para 
acabar definitivamente com Saddler. 
Após as cenas, colete o dinheiro deixado por Saddler e volte pelo 
elevador, seguindo até o final da caverna em frente e encontrando o 
Jet Sky. Acelere apertando o direcional para frente e desvie das 
pedras que caem em seu caminho, chegando até o final da caverna e 
cumprindo sua missão.

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